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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Reflexões Sobre o Desenvolvimento da Criança

Ter alunos com diferentes níveis e estilos de aprendizagem possibilita ao professor aproveitar
essas diferenças para promover situações de aprendizagem que provoquem desafios,
problematizações, questões a serem discutidas e investigadas. Isso deve levar a escola, como um
todo, à reflexão conjunta para a resolução de problemas no cotidiano escolar. A escola para todos
requer um redimensionamento do fazer pedagógico a fim de atender às necessidades educacionais
especiais de todos os alunos. Os sistemas educacionais devem se reorganizar para construir um
espaço escolar democrático que possa acolher todos os alunos, respeitando suas diferenças.
     Do ponto de vista educacional, um adequado atendimento à infância considera o
desenvolvimento integral da criança, sem descuidar de suas necessidades básicas, que podem
ser traduzidas em:
• segurança material e emocional em toda sua plenitude;
• afeição, relações interpessoais íntimas e profundas de estima recíproca entre pais e
filhos, e um relacionamento satisfatório com os membros dos diversos grupos a que
venha, gradativamente, a pertencer;
• liberdade de auto-expressão, enfatizando-se o valor do brinquedo como forma de
realização de seu mundo interior na busca do equilíbrio entre impulsos, desejos e
interesses;
• segurança intelectual, alcançada por forma coerente de pensar, alicerçada na
segurança material e emocional, o que permite a incorporação dos valores culturais
do meio ambiente e a aquisição de autonomia gradativa, no limite das fases de
desenvolvimento que atravessa.
O que realmente importa na educação infantil é, a partir das necessidades e interesses
da criança, formar hábitos sadios, habilidades adequadas e atitudes emocionais que favoreçam
seu equilíbrio.
Deve-se preparar a criança para saber ver e observar, ouvir atentamente e expor suas
opiniões, trabalhar em grupo, fazer planejamento, respeitar direitos, expressar-se livremente,
manifestar independência, reconhecer e resolver seus próprios problemas.
 

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